sábado, 21 de janeiro de 2012

Salvador, a "terra arrasada" do século XXI...






O evidente nível de deterioração da cidade de Salvador não se explica e tampouco se justifica por elementos externos e conjecturas sócio-econômicas internacionais, pois ao contrário dos Estados Unidos da América e a Europa que enfrentam graves crises econômicas; o Brasil, por enquanto, ainda que timidamente consegue apresentar sinais de crescimento econômico contrariando as projeções macroeconômicas mais pessimistas.  

No cenário nacional insta ponderar que enquanto os gestores públicos municipais das demais capitais brasileiras fazem um esforço hercúleo para torná-las mais aprazíveis a sua população e aos turistas que as visitam, temos bons exemplos na cidade de Aracaju, capital de Sergipe que está em festa carnavalesca antecipada (Pré-Caju 2012) e também em Fortaleza, a capital do Ceará e que é a capital brasileira que tem as obras mais adiantadas na preparação para a Copa do Mundo se comparada com as demais; enquanto que Salvador, a 1ª capital do Brasil parece ter seguido o caminho oposto: o da degradação.

A cidade parece ter perdido o seu encantamento e os olhares de perplexidade dos turistas que visitam a primeira capital do Brasil demonstram a assertiva, a desagradável surpresa com o cenário de abandono de Salvador também evidenciam o mistério que paira sobre a administração municipal soteropolitana que está inerte diante do contexto caótico da cidade e que não esboça qualquer sinal de reação para reverter tal descalabro que tanto nos envergonha como baianos e acima de tudo como cidadãos. Os problemas estruturais de Salvador não derivam de fatores econômicos internos e externos e sim políticos e administrativos, senão vejamos.

Cumpre destacar que a SALTUR – Empresa Salvador Turismo é o órgão vinculado a administração municipal responsável pelo turismo de Salvador e inexplicavelmente tem sido   comandada por um partido político que faz uma oposição ferrenha ao governo estadual e federal, um partido cujos correligionários  detêem a propriedade de importantes meios de comunicação no estado da Bahia e é o mesmo partido que os baianos rejeitaram nas urnas nas quatro últimas eleições (2004, 2006, 2008 e 2010).

Deixando de lado as polêmicas que envolvem o Camarote Salvador em Ondina, o qual um dos proprietários também é correligionário do mesmo partido; surpreende tal anomalia, pois tanto o partido do prefeito quanto o partido do vice-prefeito de Salvador compõem a base governista do governo estadual e federal.

Para tentar explicar a tamanha balbúrdia política e administrativa que paira sobre a cidade de Salvador só resta até então uma possibilidade plausível: recorrer a História, precipuamente a uma tática militar que foi utilizada tanto nas Guerras Napoleônicas (1799-1815) quanto na metade da 2ª Guerra Mundial (1939-1945) que é denominada por muitos historiadores como: “terra arrasada.”

Em 1812 Napoleão Bonaparte estava decidido a esmagar o império russo e invadiu-o com aproximadamente seiscentos mil homens, porém ele não sabia é que os russos haviam abandonado sua própria capital, deixando-a em chamas, sem suprimentos e levando documentos governamentais importantes, além da família real. O objetivo disso era criar uma armadilha para Napoleão, que terminou caindo nela, pois estavam acostumados a saquear as cidades invadidas e a usar os alimentos que eram encontrados, o exército francês se deparou com as cidades destruídas, falta de alimentos, escassa produção agrícola e o rigorosíssimo inverno russo.

Ao atingir o alvo, a capital do império russo (Moscou) Napoleão Bonaparte esperava encontrar o czar para poder obrigá-lo a coroar Napoleão como o “rei” daquele império (esta guerra ocorreu antes da Revolução Russa em 1917 e a formação da URSS – União das Repúblicas Socialistas Soviéticas em 1922), mas encontrou a cidade em chamas, vazia e deparou-se com falta de mantimentos (terra arrasada) e em pleno inverno russo.

Em tamanha adversidade teve de retirar parte de suas tropas, em meio a morte de seus soldados por hipotermia, fome e ataques de cossacos que utilizavam táticas de guerrilha, após este desastroso conflito com os russos o exército napoleônico teve baixas sucessivas até a sua rendição em 1815.

Na 2ª Guerra Mundial (1939-1945) a tática da terra arrasada mais uma vez foi aplicada pelos russos (União Soviética) com sucesso, só que desta vez contra os nazistas. Cerca de uma semana antes do início da 2ª Guerra Mundial foi assinado em Moscou na madrugada de 24 de agosto de 1939 (mas datada de 23/08/1939) pelo então Ministro do Exterior Soviético Vyacheslav Molotov e pelo então Ministro do Exterior da Alemanha Nazista Joachim von Ribbentrop um acordo (pacto) que em linhas gerais estabelecia que ambas as nações se comprometiam a manter-se afastadas uma da outra em termos bélicos. Era o tão famoso pacto de não-agressão germânico-soviético.

Em 1941 os alemães quebraram o pacto e sem aviso prévio invadiram o território soviético. Esta foi considerada a maior e mais feroz campanha militar da História em termos de mobilização de tropas e também termos de baixas sofridas, em julho daquele mesmo ano transmitiu-se a população um comunicado de terra arrasada no qual as cidades, casas e plantações deveriam ser destruídos ou queimados, para privar os invasores de qualquer  recurso (a própria população fez este trabalho e migravam para o centro do país) deixando as cidades mais periféricas desprovidas de recursos aos invasores.

O povo soviético utilizando a estratégia da terra arrasada deveria abandonar toda e qualquer complacência com os alemães e deixá-los sem qualquer abrigo, sem água e sem energia elétrica a partir de janeiro de 1942 sob rigoroso inverno o exército nazista sofreu baixas significativas e suas tropas e após  enfrentar o exercito vermelho tiveram que recuar e abandonar o país, a desastrada invasão a União Soviética foi o marco inicial da derrota nazista na 2ª guerra mundial. O fim desta história todos nós sabemos...

Volvendo a nossa realidade soteropolitana percebe-se a utilização da mesma tática (terra arrasada) por parte dos grupos políticos conservadores e que foram rejeitados nas urnas pelo eleitorado por quatro eleições consecutivas (2004, 2006, 2008 e 2010) e que almejam a qualquer custo voltar ao poder, destaco que infelizmente é quase certo que a cidade de Salvador seja excluída da Copa do Mundo de 2014.

Um fato deveras lamentável e que será uma humilhação para a Bahia no cenário nacional e internacional e seguramente será utilizado como instrumento de marketing político pelas forças sombrias que comandam setores da imprensa local, detém o comando da SALTUR – Empresa Salvador Turismo e querem voltar ao poder apesar do eleitorado tê-los rejeitados nas urnas por quatro  vezes consecutivas (2004,2006,2008 e 2010).

Destaco que não adianta Salvador ter um belo estádio de futebol (Arena Fonte Nova) se a 1ª capital do Brasil não dispõe de uma mínima infra-estrutura para a sua população tão sofrida, bem como para receber os milhares de turistas que visitarão esta cidade e que nos últimos anos já não se encantam mais como antes, pois  São Salvador da Bahia de Todos os Santos, a Terra do Senhor do Bonfim se transformou em uma “terra arrasada”, num palco de disputas políticas que chegaram a uma baixeza sem precedentes em seus 462 anos de história.

E ainda, cumpre alertar que quinze meses talvez não seja um tempo razoável e suficiente para que o novo prefeito de Salvador (que será eleito daqui a 8 meses e meio ou 9 meses e uma semana se houver 2º turno) a partir de 1º de janeiro de 2013 adote todas as intervenções necessárias para sanar tantas pendências nesta cidade.

Conclusivamente, percebe-se que hoje é o tempo que corre contra a cidade e por força desta absurda balbúrdia política e administrativa que paira sobre a “cidade arrasada” talvez não seja mais possível correr contra o tempo a partir do ano que vem, pois o jogo político em torno da sucessão municipal em Salvador chegou a um nível rasteiro nunca antes visto em sua existência.

Antoniel Ferreira Junior

Salvador, 21 de janeiro de 2012.

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

O Caso Neylton completa 5 anos/ O Habeas Corpus concedido a um dos (2) vigilantes acusados/O TJBA em 24/08/2010 inocentou a ex-subsecretária e ex-consultora técnica da SMS acusadas de serem as mandantes/ Quem são os verdadeiros mandantes?/ Será que existe uma terceira pessoa?/ A tentativa de uso político do MP/ É preciso acabar com as gestões paralelas (2) da SMS/ As omissões da base governista da Câmara Municipal de Salvador



Na presente data em que reassumo as minhas funções como servidor público (e servidor do público) na área operacional da Secretaria Municipal da Saúde por força do decreto de reintegração publicado no DOM nº 5.524 em 03 de janeiro de 2012 no qual o prefeito de Salvador finalmente cumpriu a ordem judicial do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia o Caso Neylton completa 5 anos.


O imbróglio teve um novo capítulo quando no mês passado um dos vigilantes foi liberado por força de um Habeas Corpus também concedido pelo Tribunal de Justiça do Estado da Bahia. 


Cumpre relembrar que no dia 24 de agosto de 2010 a 1ª Turma da Primeira Câmara Criminal do Egrégio Tribunal de Justiça do Estado da Bahia ao julgar o RSE - Recurso em Sentido Estrito de n° 0024267-77.2007.805.0001-0 manteve a decisão do Juiz da 1ª Vara do Juri ao não pronunciar a ex-subsecretária municipal da saúde e ex-consultora técnica da Secretaria Municipal da Saúde a Juri Popular (ambas foram excluídas do processo criminal).


Além da inequívoca e evidente falta de provas do inquérito policial, as irregularidades administrativas e a falta de transparência que atualmente perduram na Secretaria Municipal da Saúde terminaram contribuindo e muito para inocentar as duas acusadas.



O julgamento do Recurso em Sentido Estrito (RESE) de n° 0024267-77.2007.805.0001-0 reforça e evidência a tese da existência do "Secretário de Fato" (tese lançada em 06/07/2010, ver postagem no blog) o qual já suspeitava a algum tempo que este "secretário de fato" (1997) atua e comanda os bastidores da Secretaria Municipal de Saúde e quiçá tenha mais influência do que o próprio secretário de direito, o titular da pasta da Secretaria Municipal da Saúde, pois já é do conhecimento de todos que nada mudou na Secretaria Municipal da Saúde até por que aqueles mesmos esquemas iniciados na gestão Imbassahy (1997-2004) perduram até hoje.



Outrossim, convém ponderar que no tocante a autoria intelectual do crime (mandantes) em relação a ex-subsecretária municipal de saúde e a ex-consultora técnica no ambito processual, salvo se houver novas provas, não cabem mais discussões sobre as matérias de fato ("error in iudicando") que são justamente aquelas questões de mérito relacionadas aos eventos e as provas documentais analisadas e apreciadas pelo magistrado no próprio processo criminal de n° 1410255-1/2007 (processo principal), pois ao STJ - Superior Tribunal de Justiça e ao STF - Supremo Tribunal Federal competem apenas discutir matérias de direito ("error in procedendo").



No que tange as matérias de direito ("error in procedendo") destaco que enquanto ao STJ - Superior Tribunal de Justiça cabe a rediscussão sobre contrariedade em torno de legislação federal ou de ato normativo federal ("error in procedendo" em matéria infraconstitucional), ao STF - Supremo Tribunal Federal compete apenas rediscutir casos relacionados a violação a normas previstas na Constituição Federal ("error in procedendo" em matéria exclusivamente constitucional), não é a toa que o STF é considerado o "guardião da Constituição Federal", sendo o STF - Supremo Tribunal Federal a Corte Máxima do judiciário brasileiro.



A titulo de esclarecimento aos brocardos latinos o "error in iudicando" genericamente equivale ao equívoco (erro) de interpretação do juiz ao analisar as provas e julgar um caso concreto, conquanto que o "error in procedendo" equivale ao equivoco (erro) procedimental do magistrado, situação que ocorre quando o juiz deixa de cumprir um ato processual essencial previsto em lei ou quando por exemplo viola uma garantia fundamental prevista na Constituição Federal, ex vi legis ao artigo 5°da Constituição Federal, portanto tratam-se de atos processuais fundamentais para o desenvolvimento válido e regular do processo, é o que genericamente se denomina como o devido processo legal ou "due process of law".



No que tange a execução do crime, das três possibilidades levantadas desde a consumação do delito (06/01/2007) doravante ao julgamento ocorrido em 24 de agosto de 2010 na 1ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia agora restam apenas 2 hipóteses, há que se considerar que o crime tem notórias caracteristicas de Homicídio Qualificado mediante paga ou promessa de recompensa conforme preconiza o artigo 121,§ 2°, inciso I do Código Penal brasileiro, no que tange a qualificação do crime a Polícia Civil baiana tem razão, todavia o problema é desvendar as duas hipóteses a seguir:


1ª hipótese: Os vigilantes consumaram (executores) o referido homicídio, mas não querem dizer quem foram os verdadeiros mandantes do crime;


2ª hipótese: Uma 3ª (terceira) pessoa adentrou no prédio, sem que os vigilantes percebessem, consumou o homicídio nas instalações do antigo prédio da Secretaria Municipal da Saúde e conseguiu se evadir do edifício e os vigilantes foram coagidos (ameaçados) a assumir a autoria da execução do referido crime. 


Nesta 2ª hipótese fica muito mais difícil elucidar o crime.


Se o crime é qualificado por promessa ou paga de recompensa existem duas figuras essenciais: o mandante e o executor, até então acharam os "supostos executores", mas até então não encontraram os verdadeiros mandantes.


Portanto das três hipóteses apenas duas prevalecem dentre as quais apenas 1 é a verdadeira. 


Qual delas prevalecerá? 


Para facilitar a cognição exauriente do caso concreto segue adiante uma breve retrospectiva do caso.



O crime ocorrido em 06 de janeiro de 2007 (sábado) até então sem solução, dois vigilantes são acusados se serem os executores do suposto homicídio qualificado mediante paga ou promessa de recompensa (artigo 121, § 2°, inciso I do Código Penal), todavia até então nada foi comprovado. 



Os dois vigilantes negros e pobres estavam detidos no Presidio Salvador no CPME - Complexo Penintenciário da Mata Escura, são as misérias do Processo Penal Brasileiro, um deles foi solto no mês passado. Também é muito estranho observar que aquele dia era um sábado, portanto o primeiro fim de semana daquele ano (06/01/2007) e não havia expediente no prédio público.


Convém destacar que naquela época (06/01/2007) a SMS - Secretaria Municipal da Saúde localizava-se na rua Miguel Calmon, n° 32, edifício Banco da Bahia - Comércio (prédio antigo que foi construído na década de 30), atualmente localiza-se no mesmo bairro, porém na rua da Grécia, n° 3 - edifício Caramuru.



Segundo informações de familiares do servidor houve uma suposta convocação para que três pessoas, inclusive o servidor assassinado comparecessem ao prédio naquele dia, que foi num sábado (06/01/2007), só que apenas Neylton foi ao prédio, talvez imaginando que seria um dia de expediente extra na Secretaria Municipal da Saúde.


Vale destacar que houvesse organização na atual gestão da Prefeitura Municipal de Saúde em casos de expediente-extra (feriados e finais de semana) o servidor convocado deveria apresentar um ofício expedido por superior hierárquico para que pudesse acessar e adentrar o prédio publico (SMS) nos finais de semana e os vigilantes deveriam contatarem seus superiores hierárquicos a fim de confirmar o referido oficio de autorização.


Acontece que tal oficio de autorização inexiste e este sutil detalhe fez toda a diferença...


A Perícia Técnica constatou evidentes sinais de espancamento e estrangulamento no corpo do servidor   que foi brutalmente assassinado e trabalhava como Sub-Coordenador da Gestão Plena do Fundo Municipal de Saúde, justamente no setor que processava os pagamentos das empresas que faziam (algumas ainda fazem) serviços médicos terceirizados contratados pela Secretaria Municipal da Saúde.



Por sinal havia um pen-drive (pequeno dispositivo utilizado para armazenamento de dados) que chegou a ser fotografado pelos peritos junto ao cadáver. O pen-drive estava preso por um chaveirinho metálico com presilha próximo a gola da camisa preta que o servidor trajava, porém este pen-drive de cor acinzentada na marca Kingston que estava com o servidor misteriosamente desapareceu e nunca mais foi encontrado.



Quando o servidor foi encontrado morto no pátio interno do prédio da Secretaria Municipal da Saúde trajava apenas uma camisa tipo gola-polo preta, cueca e uma meia.  Após mais ou menos 12 (doze) dias os sapatos sociais e a calça jeans que o servidor trajava foram encontrados nos dutos subterrâneos do prédio da Secretaria Municipal da Saúde, por onde passam as tubulações do prédio, na época a imprensa não teve acesso ao local (duto), por sinal o local é de difícil acesso.



As fotos obtidas pela perícia dão a percepção de que as roupas do servidor foram cuidadosamente escondidas para dificultar as investigações.



Outro detalhe chama muita atenção: os peritos do Departamento de Polícia Técnica não encontraram impressões digitais no local do crime que tem evidentes características de queima-de-arquivo premeditada.



Dos dois vigilantes acusados pela execução do crime, um deles em depoimento que por questão de segurança foi gravado pela própria polícia chegou a confessar o crime e também afirmar que receberia uma recompensa no valor de R$20.000,00 (vinte mil reais) da ex-subsecretaria municipal de saúde e da ex-consultora técnica da SMS na época (2007), porém depois o mesmo vigilante que confessou o crime subitamente passou a negar tudo.


O outro vigilante acusado sempre negou participação no crime e foi justamente este que foi beneficiado por um Habeas Corpus e responderá o processo em liberdade.


O Magistrado da 1ª Vara do Juri não encontrou provas suficientes para mandar a ex-subsecretária de saúde e a ex-consultora técnica da SMS ao Tribunal do Juri (juri popular) e os Desembargadores do Tribunal de Justiça do estado da Bahia tiveram o mesmo entendimento mantendo a decisão interlocutória do "juízo ad quo", portanto não houve "error in judicando" por parte do juiz de 1ª instância (1ª Vara do Juri).


Convém ponderar que não há nenhuma prova material que vincule os 2 vigilantes a consumação do homicídio qualificado apenas uma confissão que diante do nebuloso contexto torna-se questionável como um meio de prova num processo criminal envolto em interesses políticos, econômicos e administrativos, afinal de contas a Secretaria Municipal da Saúde desde 1997 (início da gestão Imbassahy) tornou-se uma caixa-preta que tem sido aberta gradativamente.


A prisão dos vigilantes revelaram as misérias do processo penal brasileiro e gera um paradoxo (contradição), pois se de um lado alguns enxerguem a prisão deles como uma injustiça que se consuma pelo cumprimento antecipado da pena sem plena e inequívoca certeza de que os mesmos realmente são culpados, por outro lado mantê-los presos tem sido fundamental para preservar a integridade física dos mesmos vigilantes a possíveis ameaças de morte.


Tal contexto sensacionalista da imprensa local que manipula a opinião pública soteropolitana com as famosas "versões oficiais", muito comuns em crimes de grande comoção social, elas são criadas para "dar uma satisfação a sociedade."


Por sinal aqui na Bahia criou-se a "cultura das versões oficiais" que relembra os tempos da GESTAPO na Alemanha nazista. Numa imprensa local mercantilizada que se divulgar a verdade corre o risco de perder vultosas verbas publicitárias do governo felizmente temos a internet para fazer um contrapeso.


Diante a crise de credibilidade nas instituições recomenda-se ver as notícias com um olhar mais malicioso e crítico, ainda mais num estado cuja Polícia Civil com poucos recursos humanos, mal estruturada e mal equipada que consegue elucidar em termos aproximados apenas 10% dos crimes ocorridos no estado da Bahia, em fim, cerca de 90% deles ficam insolúveis, sendo o extremo oposto do Reino Unido onde 90% dos crimes ocorridos naquele país europeu são elucidados .



Neste contexto criam-se as perigosas e questionáveis "versões oficiais" para dar satisfações a sociedade, mas tal artificio é facilmente desmascarado quando se fala em resultados práticos e concretos e em casos como este num inquérito policial objetivamente o resultado prático e concreto implica em identificar com precisão a autoria e comprovar a materialidade do crime.



Retomando o caso Neylton cinco anos se passaram e a Secretaria Municipal da Saúde continua a mesma, nada mudou, graças a brilhante atuação do MPE- Ministério Pùblico Estadual, MPF- Ministério Publico Federal e CGU - Controladoria Geral da União há 5 ações civis públicas por atos de improbidade administrativa contra entidades filantrópicas na Justiça Federal baiana e o maior alvo é a RSEB- Real Sociedade Espanhola de Beneficência, pelo menos há 3 ações envolvem a RSEB.



O prejuízo ao erário público entre 1997 e 2007 foi estimado em R$ 40.000.000,00 (quarenta milhões de reais) decorrentes das irregularidades, desvio de verbas e má-utilização de recursos públicos e foram detectadas nas auditorias da CGU - Controladoria Geral da União que foram solicitadas pelo MPE e MPF.



Se forem considerados os prejuízos potenciais das irregularidades detectadas os prejuízos podem chegar a monta de R$98.000.000,00 (noventa e oito milhões de reais), os prejuízos potenciais são aqueles que decorrem das concessões de aumento nos valores contratados em valores muito superiores a inflação do período, sem a devida e necessária apresentação de justificativa técnica para tais majorações.



Hoje há duas ações de improbidade administrativa tramitando na 12ª Vara Federal da Seção Judiciária do estado da Bahia contra a ex-secretária de saúde da gestão Imbassahy e o primeiro ex-secretário de saúde da atual gestão, bem como a ex-subsecretaria supostamente envolvida na morte do servidor. 



Os dois processos judiciais de improbidade administrativa que tramitam na Justiça Federal têm as seguintes numerações: 2009.33.00.010888-0 (gestão atual) e 2009.33.00.010855-0 (gestão Imbassahy) e estão na 12ª Vara Federal.



A RSEB - Real Sociedade Espanhola de Beneficência também figura como Ré nos dois processos judiciais que tramitam na 12ª Vara Federal, esta entidade administrava o Programa de Saúde da Família (PSF) e o Programa de Combate a Doenças Endêmicas.



Um exemplo absurdo, a RSEB - Real Sociedade Espanhola de Beneficência cobrava da Prefeitura Municipal de Salvador encargos sociais que a empresa não precisava cobrar por ser isenta visto que é uma entidade filantrópica (pilantrópica) e totalizou um prejuízo aproximado de 16 milhões de reais. 



Por sinal convém destacar que o MM Juízo da 12ª Vara Federal em julho/2010 através de uma decisão interlocutória expediu uma ordem judicial que tornou os bens da RSEB indisponíveis (procedimento similar a penhora), inclusive o imóvel localizado na Barra onde funciona o Hospital Espanhol.


* Para ver a decisão judicial do MM Juízo da 12ª Vara Federal clique neste link abaixo:  http://www.antonielfjr.blogspot.com/2010/11/conselho-municipal-de-saude-proposta.html



Em fim, R$ 15.428.109,72 (quinze milhões quatrocentos e vinte e oito mil e cento e nove reais e setenta e dois centavos) foram pagos a RSEB - Real Sociedade Espanhola de Beneficência a título de encargos sociais que não deveriam ser cobrados da Prefeitura Municipal de Salvador, pois a RSEB por ser entidade filantrópica é isenta de tais encargos. 



Há outro detalhe importante, até o mês de julho de 2006, RSEB - Real Sociedade Espanhola de Beneficência administrava o Centro de Saúde Cesar Vaz de Carvalho (terceirizado) localizado no bairro de Valéria, em tal unidade de saúde funciona uma unidade de pronto-atendimento 24 horas e no mês de agosto de 2006 este posto de saúde foi reincorporado a gestão direta da Secretaria Municipal da Saúde.



A VIII Conferência Municipal de Saúde ocorrida em 2005 previa o início da "desterceirização" no qual aqueles postos terceirizados seriam reincorporados a gestão direta da Secretaria Municipal da Saúde, além da elaboração do PCCV - Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos dos servidores vinculados a Secretaria Municipal da Saúde - vale lembrar que o PCCV-Saúde em formato original nos seus artigos 44 e 45 previam o fim do loteamento politico de cargos na Secretaria Municipal da Saúde o que consolidaria a profissionalização da gestão da SMS, mas no entanto contrariava poderosos interesses políticos.


Partindo do 1° ponto supracitado pergunta-se por quê desistiram de renovar o contrato (desterceirização) justamente o da RSEB - Real Sociedade Espanhola de Beneficência para que os mesmos deixassem de administrar o CS César Vaz de Carvalho (UPA de Valéria)?


Será que as irregularidades com a RSEB começaram a ser detectadas naquela época (julho/2006)?


Em fim, seguem estas perguntas para reflexão e ironicamente cheguei a integrar a primeira equipe de profissionais de saúde que foi montada para assumir o Posto de Saúde Cesar Vaz de Carvalho quando a referida unidade foi reincorporada a gestão direta da SMS.


É importante lembrar e ponderar que as irregularidades na SMS atravessou gestões (1997- .....) e eram anteriores a ida de Neylton para a Gestão Plena do Fundo Municipal de Saúde, pois o mesmo era lotado na SET - Superintendência de Engenharia de Trafego, autarquia municipal que fiscaliza o trânsito na capital baiana e após a reforma administrativa na atual gestão passou a chamar TRANSALVADOR.


Em julho de 2008 a Rede Bahia veiculou uma série de 5 (cinco) reportagens sobre o caso Neylton, foi anunciada uma matéria para exibir irregularidades no Centro de Saúde Edson Teixeira Barbosa (terceirizado) localizado no bairro de Pernambués e que era administrado pela OSID - Obras Sociais Irmã Dulce, todavia inexplicavelmente desistiram e pelo que se observa as irregularidades na SMS foram e estão polarizadas apenas na RSEB - Real Sociedade Espanhola de Beneficência.

No que tange a frustrada tentativa de uso político do Ministério Público Estadual é deveras importante tecer algumas considerações preliminares, senão vejamos o artigo 127 da Constituição Federal, "in verbis":



" O Ministério Pùblico é instituição permanente, essencial a função jurisdicional do Estado, incumbindo lhe a defesa da ordem jurídica, do regime democrático e dos interesses sociais e individuais indisponíveis."



Segundo a nossa Carta Maior: o Ministério Público é o escudo protetor da sociedade, eis a nobre finalidade do Parquet defender e consolidar a democracia brasileira (que ainda está amadurecendo).



Concluída a preliminar informo aos leitores que o ex-Secretário de Saúde do Municipio de Salvador Sr. José Carlos Raimundo Britto exonerado a pedido em 04/10/2010 é irmão do Ex-Procurador Geral de Justiça (ex-Chefe do Ministério Público Estadual) Dr. Lindivaldo Raiche Raimundo Britto, friso que o ilustre Procurador de Justiça nada tem a ver com os problemas da Secretaria Municipal da Saúde, problemas que perduram há 15 anos (1997) e quinze anos não são 15 dias.



Objetivamente o problema se delineia quando políticos conservadores que se beneficiam do mesmo contexto de falta de transparência iniciados há 15 anos (1997-2012) se aproveitam da relação de parentesco existente entre o ilustre Procurador e ex-secretário municipal de saúde que é um médico cardiologista (irmãos) e manipulam a opinião pública soteropolitana com a "versão oficial" de que a Secretaria Municipal da Saúde está moralizada, o que sabemos que não é verdade, pois conforme pontuado anteriormente na SMS nada mudou.



Em fim, por força deste parentesco existente entre o ex-secretário e o ex-Procurador Geral de Justiça vinculado ao Ministério Público Estadual termina sendo utilizado indevidamente uma peça de marketing político de uma "moralidade administrativa" que na realidade inexiste.



Como mais uma prova da contumácia do poder público municipal em tais manobras políticas segue outra importante informação: logo após a exoneração de José C. R. Britto, outro médico que é irmão de um Procurador da República (membro do Ministério Público Federal) foi convidado para assumir a Secretaria Municipal da Saúde, evidentemente que o Dr. Roque Aras tem nome a zelar e acertadamente recusou o convite do prefeito para assumir a SMS.


Respectivamente m junho e novembro de 2011 questões relacionadas a mais dois contratos anômalos foram encaminhados para investigação no Ministério Público Federal: o 046/2008 (Pro Saúde) e  o de nº 043/2011 (IGH - Instituto de Gestão e Humanização), sendo o primeiro contrato anômalo (já rescindido) assinado na gestão de José Carlos Raimundo Britto  em 13/08/2008 e o 2º contrato assinado em 30/09/2011 na gestão do atual secretário municipal de saúde Gilberto José dos Santos Filho.


** Para maiores detalhes vejam respectivamente estes dois links: http://antonielfjr.blogspot.com/2011/06/missao-cumprida-contrato-de-gestao-n.html

***   http://antonielfjr.blogspot.com/2011/12/29-de-dezembro-de-2012-o-dia-d-do.html


Ainda mais na Prefeitura Municipal de Salvador cujo hodierno contexto sinaliza um marasmo administrativo e incompetência sem precedentes em seus incompletos 463 anos de história, a nossa cidade não merece isso.


Quem há quase dois anos  leu a brilhante reportagem do jornal A Tarde veiculada no dia 10 de janeiro de 2010 pôde ver os graves problemas existentes entre o atual Secretário de Saúde e o Conselho Municipal de Saúde, além da falta de transparência dos gestores com o orgão consultivo e deliberativo cuja atribuição institucional é regulamentada por Lei Federal a 8.142/1990.



Partindo deste contexto os leitores compreendem com maior facilidade porquê direciono uma proposta a Câmara Municipal de Salvador para que seja criado um PL - Projeto de Lei para proibir a indicação de parentes de membros do Ministério Público, seja ele Estadual, Federal, do Trabalho ou Militar a ocupar cargos no 1°, 2° e 3° escalão da Prefeitura Municipal de Salvador.


A nova lei municipal possibilitará o fortalecimento no Ministério Público de um modo geral e assim o Parquet (MP) livre de tentativas de manipulações e factóides políticos poderá desempenhar a sua nobre missão constitucional em defender a sociedade e o estado democrático de direito e impedir que tais equívocos se repitam na PMS - Prefeitura Municipal de Salvador, vale destacar que mesmo sem existir qualquer projeto relacionado a utópica lei percebe-se uma evolução na atuação dos órgãos fiscalizadores tanto por parte do Ministério Público quanto por parte do Tribunal de Contas dos Municípios que mais uma vez rejeitou as contas da Prefeitura de Salvador  referente ao exercício financeiro de  2010, sendo portanto pelo 2º ano consecutivo.


A sociedade soteropolitana agradece...



Triste de quem pensa que após a morte do servidor Neylton Souto da Silveira em 06/01/2007 a SMS mudou se engana, pois nada mudou e portanto os demandos continuam.


Há tempos que venho alertando que a SMS é caso de Polícia Federal, mas não se sabe o que acontece aqui na Bahia, onde as coisas são muito estranhas no entanto para que o caso Neylton seja elucidado segue uma dica: descobrir quem é o "secretário municipal de saúde de fato" que age na penumbra desde 1997 (início da gestão Imbassahy), nos bastidores, nas sombras da  Secretaria Municipal da Saúde e muitas vezes o "secretário de fato" (1997) tem mais poder de decisão do que o próprio titular da pasta, o "secretário municipal de direito", sendo este atualmente o vereador licenciado Gilberto José (PDT).



Sucintamente: para moralizar de uma vez por todas a SMS é preciso acabar definitivamente com a gestão paralela existente entre o "secretário de fato" (1997) e o "secretário de direito", pois as 2 (duas)gestões são aprioristicamente incompatíveis, pois um modelo de gestão se prende ao passado e impede que a verdade venha a tona e a outra gestão muitas para realizar um bom trabalho, avançar e atender aos anseios da população soteropolitana precisará se desligar do passado para avançar rumo ao futuro, coisa que não acontece na prática.


Destaco que fazer um bom trabalho na SMS aqui em Salvador é complicado, pois a Emenda Constitucional n° 29/2005 na prática não é cumprida, visto que dos 15% previstos exclusivamente para a saúde, na prática apenas 8% são repassados, sendo portanto um pouco mais da metade do mínimo necessário previsto na EC n° 29/2005.


Para ter paz o secretário de direito precisa se submeter aos caprichos do secretário de fato (1997) e isso implica em perda de autonomia, coisa que um gestor público honrado, digno e que zela pelo seu nome não vai se submeter.


Até então apenas o ex-secretário municipal da saúde Luiz Eugênio Portela, primo do Deputado Federal Nelson Pellegrino e responsável por diversas melhorias a exemplo da implementação do SAMU em Salvador tentou moralizar aquele orgão, bateu de frente com o "secretário de fato" (1997), avançou pouco, mas em contrapartida perdeu a sua paz por força do desgaste e exposição na mídia com o Caso Neylton, pois ocupava a pasta na época do ocorrido e teve que abandonar a pasta e no fim das contas o "secretário de direito" teve que sair da SMS por não ter se subjulgado aos caprichos do "secretário de fato" (1997).



Destaco que esta foi a unica gestão que retirou uma unidade de saúde que estava com a iniciativa privada (RSEB) e reincorporou-a a administração direta do municipio quando em agosto de 2006 o Centro de Saúde Cesar Vaz de Carvalho onde funciona o Pronto Atendimento 24 horas de Valéria saiu da administração da RSEB e voltou a ser gerida diretamente pela Secretaria Municipal da Saúde.


Tais obscuridades explicam por que a Prefeitura Municipal de Salvador só realizou o concurso público na área da saúde em 25 de setembro de 2011 depois de muita pressão.


E mais obscuro ainda é perceber que lá na Câmara Municipal de Salvador, sede do poder legislativo municipal a base governista vinculada ao Prefeito de Salvador não tem o menor interesse em investigar o caso a fundo.


Em pleno século XXI o voto de cabresto está aí, ativo, porém totalmente reconfigurado e silencioso, pois ainda perduram os recursos ilícitos destinados ao financiamento de campanhas eleitorais decorrentes das terceirizações e dos contratos superfaturados celebrados com o poder público municipal bem como a indicação meramente política e muitas vezes sem o menor parâmetro técnico a cargos na Prefeitura Municipal de Salvador, sejam eles comissionados ou em empresas prestadoras de serviços da PMS.


Tudo isso em troca de votos, sendo esta uma perversa e nefasta forma de perpetuação no poder, sobretudo no poder legislativo municipal que atualmente é representado pelos 41 vereadores componentes da Câmara Municipal de Salvador.


Conclusivamente percebe-se que os interesses particulares dos vereadores componentes da bancada governista da Câmara Municipal de Salvador  falam muito mais alto do que o interesse público da sociedade baiana em saber a real verdade dos fatos ocorridos naquele sábado (06/01/2007) na antiga instalação da SMS - Secretaria Municipal da Saúde localizada na rua Miguel Calmon, n° 32, edificio Banco da Bahia - Comércio, na cidade de São Salvador capital do estado da Bahia.

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Mensagem de agradecimentos

Ilustres colegas,




Cumprimentando-os cordialmente destaco que gera um certo constrangimento a minha pessoa ter que fazer toda esta movimentação na imprensa, na internet e principalmente no meio político para assegurar o cumprimento da ordem judicial, mas infelizmente não restou outra alternativa ante ao ensejo tumultuário do alcaide soteropolitano que descumpria o comando judicial. 


O prefeito de Salvador dentre breve após retorno das viagens aos Estados Unidos e a Espanha possivelmente estará acionando através de ação judicial o TCM - Tribunal de Contas dos Municípios para questionar a rejeição das contas do exercício financeiro de 2010 e obviamente seria um contra-senso recorrer ao poder judiciário ao mesmo passo que descumpria uma ordem judicial proferida pela ilustre e abnegada Desembargadora do Egrégio Tribunal de Justiça do Estado da Bahia Drª Rosita Falcão de Almeida Maia, decisão proferida nos autos do Mandado de Segurança nº 0002170-81.2010.8.05.0000-0 em 15 de setembro de 2011, sendo esta publicada no DJE - Diário da Justiça Eletrônico nº 561 disponibilizado na internet no dia 19 de setembro de 2011 nas páginas 18 e 19.


De toda sorte fica a lição para todos de que vale a pena lutar por seus direitos e que a cidadania em sua concepção plena não é uma dádiva estatal e sim uma conquista derivada de lutas. 

Destaco que não vale a pela fazer justiça com as próprias mãos para resolver tais imbróglios administrativos causados por gestores públicos que descumprem as leis (o prefeito de Salvador é formado em economia e em direito), temos que ter fé em Deus, seguir em frente, acreditar nas instituições do Estado Democrático de Direito e que a partir de 1º de janeiro de 2013 (posse do próximo prefeito) dias melhores virão para a nossa querida Salvador e para todos nós.

Abraços! 

Obrigado pela torcida.

Antoniel Ferreira Junior

Área Operacional da Secretaria Municipal de Saúde
Matrícula Funcional nº 978713

                                                                                                              
Salvador, 05 de janeiro de 2012.

Imprensa noticia reintegração de servidor e ex-Conselheiro de Saúde aos quadros da Prefeitura Municipal de Salvador‏







http://www.bahianoticias.com.br/principal/noticia/108881-prefeitura-reintegra-servidor-apos-atrasar-cumprimento-de-decisao-judicial.html




Quinta, 05 de Janeiro de 2012 - 14:20

Prefeitura reintegra servidor após atrasar cumprimento de decisão judicial

por Felipe Campos
Após quatro meses da publicação de uma ordem judicial que determinava a reintegração do servidor municipal Antoniel Ferreira Júnior, a prefeitura de Salvador finalmente publicou em seu Diário Oficial o cumprimento da ordem. O funcionário, que alegou “perseguição política” para a sua demissão, entrou em contato com o Bahia Notícias, no dia 30 de dezembro, para protestar contra a demora da gestão soteropolitana em cumprir com o determinado. Na ocasião, a Procuradoria do Município alegou que “a consulta aos órgãos competentes relacionados ao enquadramento funcional do servidor, devido a alterações da legislação que disciplina o cargo por ele ocupado antes da sua demissão”, retardaram o processo. O Executivo entende que Antoniel faltou ao seu posto seguidas vezes, o que justificou a demissão. Já a desembargadora que julgou o caso, interpretou que o servidor “estava no exercício do direito de greve juntamente com os demais colegas de trabalho”. A publicação datada desta terça-feira (3), trouxe o nome de Antoniel como funcionário reintegrado.

Dica para identificar os vereadores que participaram da manobra política e votaram contra a população da cidade de Salvador a fim de atender aos interesses da especulação imobiliária

A dica para identificar os vereadores que participaram da manobra política e votaram contra a população da cidade de Salvador a fim de atender aos interesses da especulação imobiliária consiste em obtermos uma lista com o nome dos traidores e que utiliza o critério de exclusão (eliminação).


Ou seja, pegamos a relação com o nome dos 41 vereadores e dai excluímos quem se ausentou (já recebi a informação de que a vereadora Andréa Mendonça não compareceu a esta sessão) então excluí-se o nome dela da lista.


Partindo deste ponto (com a exclusão de 1 nome) conclusivamente restarão 40 (quarenta) nomes, sendo este o quantitativo dos que compareceram ao Plenário Cosme de Farias e participaram da polêmica votação.

A imprensa tem noticiado em diversos meios de comunicação que o quantitativo dos vereadores que participaram da manobra política totalizam 31 edis, o que implica que matematicamente 9 (nove) vereadores votaram contra os interesses escusos do governo e da especulação imobiliária (40-31=9).



Portanto, para finalmente montarmos a lista basta sabermos quem são os 9 vereadores que votaram contra o governo e procedermos a exclusão destes 9 nomes da lista. Os 31 nomes que ficarão na lista a título de sobra corresponderão àqueles vereadores traidores que votaram contra a população da cidade de Salvador para atender aos interesses escusos da especulação imobiliária.


Cordialmente,
Antoniel Ferreira Junior.

Relação dos 31 vereadores que descumpriram ordem judicial e votaram contra a cidade