quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

Mensagem de fim de ano: Feliz 2010!!! Servidores, sintam-se privilegiados e multipliquem as informações obtidas. A luta continua!!!

Boa noite para todos,


Daqui a pouco mais de três horas entraremos em uma nova década e há mais ou menos uma década (1997-????) que os servidores públicos municipais têm sido vitimas de um processo de desvalorização perverso que têm atingido impiedosamente a categoria repercutindo negativamente em termos salariais bem como na precarização da assistência a saúde e previdência (IPS) dos servidores públicos municipais.

Atualmente o servidor público deveria ganhar mais que o dobro do que ganha atualmente, todavia as perdas salariais acumuladas em 114,02% (DIEESE) decorrente do severo arrocho salarial feito na gestão passada repercute até hoje na qualidade de vida do servidor que muitas vezes precisa de mais um ou até mesmo dois empregos adicionais para manter um padrão de vida razoavelmente digno.

Não faço críticas aos colegas que vivem nesta louca labuta, pois eu também já passei por isso antes de entrar na faculdade tendo que conciliar três empregos com cursinho pré-vestibular.

Acredito que haja um consenso entre os 197 membros deste grupo em perceber que não temos qualidade de vida, todos nós gostaríamos de ter um pouco mais de tempo para curtir a família, para estudar com mais tranqüilidade e para o lazer, etc...


Precarização salarial, necessidade de outros vínculos para complementar a renda, perda de direitos e perda da qualidade de vida.

Para o servidor estes são os derradeiros de uma política neo-liberal de desvalorização do servidor público e o grande vilão deste processo são as terceirizações que escravizam a máquina pública do município de Salvador para fins econômicos (enriquecimento com dinheiro público) e políticos (financiamento de campanha eleitoral por parte das empresas e para a obtenção de votos dos empregados).

Ao longo deste ano de 2009 fui a muitas unidades de saúde (+/- 40) para explicar aos servidores como a terceirização corrói os seus salários e atinge a sua assistência médica e previdenciária, este é um tema que para ser bem trabalhado e explicado demandou certo tempo, pois a variável econômica foi a vertente mais complexa das terceirizações.

Para uma boa adesividade a greve de 2009 e seguramente as demais, o servidor precisa estar plenamente ciente das formas que este processo o desvaloriza e atinge o seu bolso (variável econômica), trabalhar este tema neste ângulo é mais complicado e demanda mais tempo, porém o resultado tende a ser muito mais eficaz, pois o nível de conscientização do servidor fica mais consolidado.

Trabalhar a vertente política das terceirizações é bem mais fácil até por quê todos imaginam pelo senso-comum os objetivos políticos das terceirizações (financiamento de campanhas eleitorais e votos), sendo assim deixei esta variável por último, por isso neste aspecto não tenho muito a dizer, pois todos já sabem do que se trata.

Fontes da SEPLAG informam que há cerca de 12.000 vagas disponíveis para serem preenchidas por concurso público, a atual gestão até agora não realizou nenhum concurso público na área da saúde para manter o sistema que está ai com as terceirizações.

Relembro que o nosso movimento não busca novos direitos e sim reconquistá-los.


Muitas coisas que ocorrem nos bastidores da SMS não chegariam ao conhecimento de vocês se não houvesse este grupo, que foi criado para suprir a falta de interlocução existente entre os servidores da saúde e o SINDSEPS.

Por isso membros do Pro-servidor@yahoogrupos.com.br (197), sintam-se privilegiados.


O ano de 2010 promete muito trabalho, eleições sindicais, a imprensa local não trabalha ao nosso lado para expor a sociedade civil os nossos problemas, sendo assim para compensar tais dificuldades sejam multiplicadores de informações e sempre que desejarem a adição de um e-mail do colega servidor passe-o para mim que o cadastrarei com toda satisfação afinal de contas a família precisa crescer.


Feliz ano novo para todos e que o ano vindouro seja de muitas realizações!!!

Feliz 2010!!!

Atenciosamente,

Antoniel Ferreira Jr.
(71)9101-2381/ 8877-3538